0 à 2 anos
Bebês adoram brincar com texturas diferentes.
Recursos recicláveis podem ser utilizados.
Puxar fitas amarradas em um pequeno suporte, bolas presas em fitas adesivas ou simplesmente brincar em uma pequena bacia com pouca água pode ser bastante divertido.
ATENÇÃO
Sempre com supervisão de um adulto para que a criança esteja sempre em segurança.

DICAS DO BRINCAR 2-6 ANOS
Os materiais reciclados sempre são bem-vindos.
Caixas e rolos de papelão são excelentes aliados e a família pode ajudar no manejo recortando e criando possibilidades bastante divertidas.





Fantoches e contações de histórias mexem com a imaginação e os pequenos ainda podem participar sugerindo diferentes trajetórias e desfechos para os personagens.
Experimente também utilizar os fantoches associados a brincadeira das sombras com uma lanterna.

BRINCADEIRAS 6-9 ANOS
Devido ao maior controle de suas emoções e de seu próprio comportamento, a criança consegue lidar e participar de jogos. que envolvem regras, aceitar a vitória ou derrota na brincadeira e o conceito de jogar limpo.
Uma boa opção é a brincadeira Pega-pega: Uma criança será “o pegador/caçador”, e as outras, “os fugitivos”. Quem a criança pegar, será o pegador da vez. Os participantes, combinam as regras no início, decidindo o número de pegadores.
Movimentação livre, percepção tátil, coordenação motora, estratégia. Crianças cadeirantes ou fazendo uso de andadores podem ser os estabelecedores do espaço da brincadeira e regras podem ser adaptadas como por exemplo terem que tocar nos amigos que passam por eles.


Os laços de amizade tendem a se fortalecer, fato importante para exercitar a prática de habilidades sociais.
9 -11 ANOS:
Amarelinha: Pode ser feita no chão ou produzida em papel. Atira-se uma pedrinha ou saquinho com areia nos números que não poderão ser pisados motricidade, coordenação motora, equilíbrio, esperar a vez, atenção, memorização numérica.
SÃO TRABALHADOS NA BRINCADEIRA

Exemplo adaptado com quadrados maiores para os 2 pés, números maiores e, cores para representação de cada número e contraste visual.
Esconde-esconde: Uma criança fecha os olhos enquanto as outras se escondem. Passado um tempo, (geralmente conta-se até 10, 15 ou 20), e quem estava com os olhos fechados deverá procurar os outros.
Benefícios: Movimento livre, espera, atenção, contagem sequencial.

