Faixa etária: 6-9 anos

Marcos do desenvolvimento motor esperado.

Atenção

Caso a criança ainda não tenha adquiridos essas aptidões descritas elas servirão de referência para a estimulação.

linha do tempo

Marcos da evolução motora até os 9 anos de idade.

Idade: 6 anos

6 anos

  • A criança de 6 anos está no início da sua vida escolar nessa fase ocorre um acentuado desenvolvimento das atividades motoras.
  • Correr, saltar, rastejar, chutar uma bola, equilibrar-se num só pé, escrever são algumas das atividades que a criança de 6 aos 9 anos a criança será capaz de realizar.
  • Etapa marcante, a criança está aprendendo a ler e a escrever.  Fase marcada por uma grande energia tanto física, como intelectual. As crianças testam os seus limites motores o tempo todo, é importante redobrar a atenção com a segurança. Iniciam a fase das infinidade de perguntas e curiosidade sobre tudo.
  • Nessa fase, a criança já consegue assumir responsabilidades, cuidar de um animal de estimação ou de uma plantinha são atividades bem vindas que favorecem a auto estima.

Podemos observar uma evolução na coordenação muscular e força. As crianças aprendam a arremessar uma bola ou jogar futebol.

Fase marcante para o desenvolvimento e estruturação do arco plantar, importante para o alinhamento postural e desenvolvimento das atividades esportivas

Idade: 7 anos

7 anos

  • A criança com sete anos é capaz de equilibrar-se em um só pé sem olhar, anda em uma barra com 5 cm de largura, salta no próprio eixo, ou dentro de quadrados pré determinados.
  • A está concluindo o seu processo de alfabetização. Apresentar atividades de leitura e conceitos matemáticos é bem vindo.
  • A criança está mais sociável.

Idade: 4 anos

8 anos

  • O número de jogos atinge o máximo nessa idade, dado que se aplica a ambos os sexos.
  • Podem realizar saltos rítmicos alternados.
  • A comunicação está mais desenvolvida.
  • Com essa idade a criança já está pronta para relações de amizade.
  • É a idade de entender qual é o esporte favorito da criança e incentivar a prática diária, a parte motora já está bem próxima da maturidade. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a prática de uma hora de exercício por dia para as crianças e adolescentes, essa prática ajuda no estirão de crescimento dos próximos anos, no controle da agressividade, na coletividade e ainda a prevenir distúrbios alimentares e psicológicos durante a adolescência.

É importante que a criança tenha oportunidades de interação e convívio com outras crianças, familiares e amigos da mesma idade. Ter atividades sociais em meio a natureza é uma excelente maneira de desenvolver o conhecimento sobre si, sobre as suas capacidades e limites.

linha do tempo

Marcos da evolução motora até os 9 anos de idade.

Idade: 6 anos

A criança de 6 anos está no início da sua vida escolar nessa fase ocorre um acentuado desenvolvimento das atividades motoras. 

  • Correr, saltar, rastejar, chutar uma bola, equilibrar-se num só pé, escrever são algumas das atividades que a criança de 6 aos 9 anos a criança será capaz de realizar.
  • Etapa marcante, a criança está aprendendo a ler e a escrever.  Fase marcada por uma grande energia tanto física, como intelectual. As crianças testam os seus limites motores o tempo todo, é importante redobrar a atenção com a segurança. Iniciam a fase das infinidade de perguntas e curiosidade sobre tudo.
  • Nessa fase, a criança já consegue assumir responsabilidades, cuidar de um animal de estimação ou de uma plantinha são atividades bem vindas que favorecem a auto estima.

Podemos observar uma evolução na coordenação muscular e força. As crianças aprendam a arremessar uma bola ou jogar futebol. Fase marcante para o desenvolvimento e estruturação do arco plantar, importante para o alinhamento postural e desenvolvimento das atividades esportivas.

Idade: 7 anos

  • A criança com sete anos é capaz de equilibrar-se em um só pé sem olhar, anda em uma barra com 5 cm de largura, salta no próprio eixo, ou dentro de quadrados pré determinados.
  • A está concluindo o seu processo de alfabetização. Apresentar atividades de leitura e conceitos matemáticos é bem vindo.
  • A criança está mais sociável.

Idade: 8 anos

  • O número de jogos atinge o máximo nessa idade, dado que se aplica a ambos os sexos.
  • Podem realizar saltos rítmicos alternados.
  • A comunicação está mais desenvolvida.
  • Com essa idade a criança já está pronta para relações de amizade.
  • É a idade de entender qual é o esporte favorito da criança e incentivar a prática diária, a parte motora já está bem próxima da maturidade. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a prática de uma hora de exercício por dia para as crianças e adolescentes, essa prática ajuda no estirão de crescimento dos próximos anos, no controle da agressividade, na coletividade e ainda a prevenir distúrbios alimentares e psicológicos durante a adolescência.

É importante que a criança tenha oportunidades de interação e convívio com outras crianças, familiares e amigos da mesma idade. Ter atividades sociais em meio a natureza é uma excelente maneira de desenvolver o conhecimento sobre si, sobre as suas capacidades e limites.

Pular para o conteúdo